terça-feira, 2 de outubro de 2012

Problemas com o vídeo

Existem vários problemas que podem surgir e a seguir pode encontrar os métodos para remediar qualquer um deles.A seguir, apresentam-se as falhas mais comuns quando se instala uma nova placa de vídeo:
  • Não ler o manual.
Muitos não se preocupam em ler o manual da placa de vídeo. Se não se lê o manual, é provável que algo possa correr mal.
  • Uma falha na colocação do adaptador na ranhura da motherboard.
As placas de vídeo exigem que se faça alguma pressão ao instalar na motherboard. Por isso, pode-se pensar que uma placa está bem colocada mas isso não corresponder à realidade. Verifique sempre com atenção este ponto.
  • Falha ao ligar o cabo de corrente adicional.
As placas de vídeo recentes, sobretudo as mais evoluídas, possuem cabos de corrente adicionais. Se estes não forem ligados correctamente a placa não irá funcionar.
  • Falha na ligação da ventoinha da placa à corrente.
Placas de vídeo mais rápidas geram maiores quantidades de calor. Para não sobreaquecerem estas possuem ventoinhas de refrigeração que exigem ligações de energia. Uma falha nesta ligação resulta no não funcionamento da placa.

Problema: Não existe vídeo numa placa de vídeo pré-instalada.
A causa mais habitual é a placa não estar devidamente encaixada na motherboard. Verifique o encaixe. Verifique se o cabo de energia e o cabo de vídeo estão bem colocados.
Alguns sistemas com vídeo integrado desactivam automaticamente o vídeo “on board”. Contudo algumas placas exigem que se aceda à BIOS e se faça esta tarefa manualmente.

Problema: Mensagem "Out of scan range" (ou algo similar) é apresentado no monitor.

Isto significa que o monitor não está ligado correctamente à placa de vídeo ou então o sinal está a ser enviado com uma resolução ou taxa de refrescamento não suportada pelo monitor. Verifique se o monitor está bem ligado ou aceda ao sistema em “Safe Mode” para configurar as definições para valores suportados.

Problema: O texto está muito grande ou muito pequeno.
Se as configurações estão definidas a resoluções muito grandes ou muito baixas, ou o Windows está configurado para usar fontes grandes, surge este problema. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha Propriedades e modifique as configurações adequadas para corrigir este problema. Dependendo das preferências, ou das capacidades de visão, devem ser escolhidos os valores correctos. O recomendado é escolher para os monitores CRT de 17" CRT uma resolução de 800x600 ou 1024x768; de 19" uma resolução de 1280x1024 ou 1600x1200; e os monitores maiores escolher 1600x1200 ou maior.

Problema: O texto surge mexido ou distorcido.
A causa deste problema está provavelmente nos drivers. Grave e instale os drivers mais recentes. Se os menus de um programa estão com este problema desinstale-o e volte a instalar. A “cura mais eficiente é reinstalar o sistema operativo.

Os problemas de vídeo surgem quando o computador permanece ligado durante algum tempo.
A placa de vídeo está a sobreaquecer. Se esta possui uma ventoinha de arrefecimento, verifique-a e limpe toda a sujidade que possa estar a interferir no arrefecimento. Verifique se as saídas e entradas de ar não estão bloqueadas.

Problema: O monitor apresenta porções da imagem a preto, branco ou outra cor.
Este problema é causado por problemas na memória de vídeo. A causa pode estar no encaixe da placa na motherboard, no sobreaquecimento ou num defeito da memória da placa. Retire a placa de vídeo, limpe-a cuidadosamente e volte a colocar a placa. Se não resultar o defeito é da placa e esta deve ser substituída.

Problema: O vídeo funciona bem mas existem problemas na visualização de DVDs.
Isto pode ser resultado de um processador fraco, pouca memória de vídeo ou por existirem vários programas abertos. Primeiro, verifique que o DVD está a funcionar em modo DMA em vez de PIO. Segundo, reinicie o computador e verifique se tudo funciona de modo correcto. Se o reiniciar do computador não corrige o problema, aumente a memória gráfica do computador.


Adaptadores de vídeo

Um adaptador de vídeo, ou placa gráfica, processa o vídeo numa forma que possa ser enviada e reproduzida pelos monitores. Muitas motherboards já incluem adaptadores de vídeo, contudo, possuem ranhuras para receber placas de vídeo.
Todos os adaptadores de vídeo possuem pelo menos duas interfaces de ligação:
Um interface entre o computador e o adaptador de vídeo.
Um interface entre o adaptador de vídeo e o monitor.
Alguns adaptadores possuem várias combinações de interfaces, para dois ou mais dispositivos de vídeo, tais como TV-Video RF In, TV-Video RF Out, S-Video (Y/C) In, S-Video (Y/C) Out, entre outros



1 comentário:

  1. Existem no youtube muitos vídeos explicativos para alguns destes problemas. Podes pesquisar e colocar no blogue o link para esses vídeos.

    ResponderEliminar